Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

REALIZADA PARCEIRA PET SAÚDE MENTAL UFPA, COORDENAÇÃO ESTADUAL DE SAÚDE MENTAL E CASA AD.


                No dia 19 de Outubro de 2011 ocorreu uma reunião no Centro de Apoio Psicossocial/Álcool e Drogas (CAPS AD), a Casa AD, com os bolsistas do PET Saúde Mental/Álcool e Drogas com a coordenadora de Estadual de Saúde Mental, Maria do Rosário, juntamente com a professora responsável pelo programa, Dra. Marília Oliveira, além dos novos preceptores, os quais atuam neste local, o terapeuta ocupacional Cleber Campos e a assistente social Ester Sousa.
            Tal reunião teve como fim a discussão da integração entre o programa PET Saúde/Álcool e Drogas, que primordialmente é um programa acadêmico, ou seja, instituído em um âmbito universitário, no nosso caso na Universidade Federal do Pará, juntamente com os serviços de saúde mental de Belém, mas especificamente aqueles relacionados ao tema “álcool e drogas”. Para tanto, a presença da coordenadora de Saúde Mental do Estado fazia-se de fundamental importância.
            Durante a reunião, foi explicitado tanto a coordenadora quanto aos profissionais que atuam na casa as características e objetivos que permeiam tal projeto e possíveis planejamentos e desdobramentos que tal parceria poderia permitir.
            O que se almejava era que os bolsistas pudessem freqüentar o CAPS AD e participar das atividades oferecidas por tal, para fins de aprimoramento do conhecimento relacionado à forma atual de tratamento destinada aos usuários deste serviço e da atual política que permeia o tema álcool e drogas. 
            Informações foram dadas sobre tais temas pela coordenadora e pelos profissionais da Casa AD, além de esclarecimento de algumas dúvidas, principalmente sobre características gerais e específicas deste serviço, tais como, demanda, quadro de funcionários, horário de funcionamento etc.
            Após a reunião, foi pactuado que os novos preceptores são responsáveis por coordenar as atividades dos bolsistas na instituição e esclareceu-se a importância da união entre o PET Saúde Mental e o serviço de saúde mental do município como corroboradores de uma aproximação entre academia e realidade sócio-político e profissional.

Diego Silva - bolsista PET Saúde Mental UFPA